domingo, 4 de janeiro de 2009

Petróleo em detalhes

Origem do Petróleo
As teorias que tentam explicar a origem do petróleo são duas: inorgânica e orgânica. A teoria inorgânica acredita que o petróleo teria se formado a partir de carburetos (de alumínio, cálcio e outros) que decompostos pela ação da água (hidrólise) deram origem aos hidrocarbonetos. Ou seja, sem participação de organismos vivos. Já a teoria orgânica defende que a matéria orgânica, que é remanescente de restos de animais e vegetais, tem papel fundamental na formação do petróleo (a matéria orgânica é convertida em petróleo quando ativada pelo aumento da pressão e da temperatura, formando hidrocarbonetos). Os hidrocarbonetos nada mais são do que moléculas de hidrogênio e carbono, principais elementos químicos do petróleo.
Recursos Naturais
São aqueles que se materializam na própria natureza, podendo ser renováveis ou não. Os renováveis são aqueles que a natureza produz mais e mais conforme vamos utilizando. A flora e a fauna são alguns dos exemplos, assim como as energias alternativas (elas não são apenas uma alternativa eficiente, mas também sinônimo de energia limpa, pura, "inesgotável", não poluente e que pode ser encontrada em "qualquer lugar". Exemplos: energia solar e eólica). Os não renováveis são aqueles que a natureza produziu uma única vez e a medida que vamos utilizando eles vão deixando de existir. O petróleo é um exemplo.
Matriz Energética
Consiste na participação relativa das diversas fontes de energia empregadas no desenvolvimento de um país. A partir do século XX o petróleo passou a ser a principal fonte energética do mundo. Hoje mais de 40% de toda energia gasta no mundo sai do petróleo.
Composição do Petróleo
No estado líquido o petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água e com cheiro característico. A cor pode variar entre o preto e o castanho claro. Quando pretos são densos e viscosos, liberando pouco ou nenhum gás. Quando castanhos têm baixa densidade e viscosidade, liberando uma quantidade significativa de gás. Essa diversidade acontece devido a variação dos elementos químicos encontrados no petróleo. Por exemplo, o carbono, principal elemento químico do petróleo, pode variar de 83 a 87% do peso e o hidrogênio de 11 a 14%. Ou seja, com moléculas de disposição e tamanhos diferentes surgem variados tipos de óleo (o petróleo quando líquido é chamado de óleo cru). Quem faz a quebra dessas moléculas do petróleo é a refinaria. Lá o óleo vira gasolina, querosene, óleo disel etc.
Petróleo: Óleo de Pedra
O petróleo é encontrado em rochas sedimentares (reservatórias), na forma líquida, gasosa e, às vezes, sólida. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão do reservatório. Essa pressão garantirá a ascensão do petróleo através do poço perfurado.
Reservas Existentes
As reservas podem ser: provadas, prováveis e possíveis. Na reserva provada a recuperação comercial é mais garantida. Já a provável indica maior incerteza na sua recuperação se comparada com a provada. E a possível é ainda mais incerta na sua recuperação comercial, se comparada com a provável.